Utilize essências para arejar a casa durante o verão
Com as altas temperaturas do verão, tende a ser difícil ficar dentro de casa durante as horas mais quentes do dia. É por isso que para evitar esse incômodo e garantir um ambiente mais fresco e arejado, algumas dicas são bem válidas: seja a simplicidade de abrir portas e janelas ou ligar ventiladores, até atitudes mais robustas e caras, como instalar condicionadores de ar ou dutos de ventilação e exaustores, opções não tão comuns nas residências brasileiras.
Ainda assim, é possível fazer algumas escolhas que contribuem para arejar os cômodos sem necessariamente adicionar mais ventilação, como o uso de essências. Alguns aromas provocam uma sensação de frescor nos ambientes, deixando-os mais agradáveis para os moradores. Opções como limão, menta e eucalipto são os mais indicados. Para ter a brisa refrescante desses aromas, é possível aproveitá-los de diversas maneiras:
Vela aromática:
Com tempo de queima que pode durar até quarenta horas, elas conseguem marcar bem todo o ambiente. Invista em aromas cítricos, pois eles são mais marcantes e dão sensação de frescor. Acenda no cômodo desejado duas vezes ao dia.
Incenso:
O melhor momento de acendê-los é depois da faxina. Com a casa limpa e arrumada, queimar um incenso de limão ou eucalipto potencializa o aroma fresco. Prefira acender em locais com ventilação para dentro de casa, para o cheiro ir mais longe.
Difusor:
Aqueles clássicos com palitinhos de madeira são especialmente recomendados para ambientes menores, como os banheiros. Para utilizar, basta misturar um pouco de essência de menta com álcool de cereais e manter no local que desejar perfumar.
Borrifador:
Uma das soluções mais rápidas para aromatizar os cômodos, é possível encontrar produtos prontos para venda ou fazer o seu próprio, adquirindo sua essência favorita, que pode ser comprada em casas especializadas ou pela internet. O cheiro dura bastante!
Você sabia dessa dica de arejar ambientes com aromas e essências? Qual a sua preferida?