Utam Momentos
menu

Momento Mulher!

Para entendermos a essência de uma mulher, nós recorremos aos detalhes, aqueles que fazem de cada uma, especial. E foi aí que, além de não encontrarmos respostas, encontramos mais perguntas.
Por isso, criamos este espaço todo dedicado a vocês, mulheres brasileiras. Com a certeza de que a alma feminina é encantadora e merece ser compreendida em todas as suas particularidades!
Acompanhe nossas pílulas de informação, e compartilhe conosco o que achou. Quem sabe assim, juntas, não encontramos as respostas?

Como começar a cultivar uma horta em casa

Mais tempo em casa pode ser sinônimo de uma alimentação mais saudável. Além da rotina de preparos do dia a dia, com comidas frescas e tempero caseiro, é possível plantar uma mini horta em casa e aproveitar de hortaliças completamente livres de agrotóxicos.

 

É preciso levar em conta o clima, a necessidade de água de cada hortaliça cultivada, se precisa de mais sombra ou mais água... Nesse caso prestar atenção as características de cada uma. Ainda assim, dá para pensar em dicas gerais para você criar um espacinho só seu para suas plantas no conforto da sua casa.

 

Basta ter luz solar

Engana-se quem acha que só quem tem quintal ou um grande espaço aberto pode ter horta. Mesmo em casas ou em apartamentos pequenos, é possível ter um cantinho e cultivar suas hortaliças preferidas. É necessário, somente, que o local receba luz solar direta por algumas horas do dia. Mesmo com pouco tempo de luz já é possível plantar algumas ervas e temperos, mesmo que em sacadas, varandas ou janelas. Com maior exposição solar, já dá para investir no plantio de leguminosas, que necessitam de um pouco mais de cuidado.

 

Escolhendo o que plantar

Espaço, preferências pessoais, necessidades de cuidado de cada espécie... São muitos os fatores que influenciam diretamente no que escolher para plantar em sua horta caseira. Hortelã, salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, alface, couve, espinafre, agrião, repolho, tomatinho cereja e uma outra infinidade de opções! Algumas precisam de nutrientes específicos na terra, outras pedem pouquíssima irrigação. Leve em conta o tempo que você dispõe para cuidar da sua horta antes de escolher o que plantar.

 

Dedicação e cuidado

Ter uma horta em casa, ainda que envolva muitas vantagens para a saúde, acaba se tornando também um hobby prazeroso no dia a dia. Afinal, a jardinagem pode ser um passatempo divertido já que dá muito orgulho ver as plantinhas crescendo e dando frutos. Além disso, cuidar da horta pode ser uma atividade compartilhada, ensinada para as crianças, num momento de cumplicidade em família. Dedicação e cuidado são fundamentais para as plantas e podem ser passadas lições de responsabilidade para os pequenos que vão crescer muito mais conscientes de suas obrigações, por exemplo.

 

Que tal começar hoje mesmo a cultivar suas primeiras hortaliças aí em casa e aproveitar todos esses benefícios?